A BP e a Renault Sport Racing anunciaram hoje uma parceria estratégica que marca o regresso da petrolífera a esta modalidade para se juntar à recém-formada equipa de Fórmula 1 da Renault e apoiá-la na sua ambição de lutar pelo Campeonato Mundial da modalidade nos próximos cinco anos. Com este acordo, a BP e a Castrol, a marca de lubrificantes da petrolífera, vão fornecer os combustíveis e os lubrificantes à equipa francesa durante a próxima época de Fórmula 1, que arranca em Melbourne, Austrália, em Março.
“O regresso da BP e da Castrol, marcas com uma herança muito forte, é uma ótima notícia e abre novas oportunidades à nossa equipa de Fórmula 1. O envolvimento da BP nesta competição reforça o apelo da Fórmula 1 para as grandes empresas multinacionais. Estamos muito orgulhosos e motivados por ter um parceiro e patrocinador deste calibre”, disse Jérôme Stoll, presidente da Renault Sport Racing.
Renault Sport Racing anuncia nova parceria com a BP e a Castrol
Tufan Erginbilgic, diretor do negócio de Downstream da BP, que inclui a refinação, marketing e distribuição de combustíveis da petrolífera, comentou por sua vez: “Desenvolver combustíveis e tecnologias para lubrificantes líderes no mercado é a prioridade principal da BP. Esta parceria cria oportunidades únicas para as equipas da Renault e da BP trabalharem juntas para levar mais longe os nossos combustíveis e tecnologias para lubrificantes mais avançados de sempre no extremamente competitivo mundo da Fórmula 1”.
“Com os novos regulamentos sobre aerodinâmica para a época de 2017 da Fórmula 1, a importância da energia vai aumentar. Portanto, os combustíveis e os lubrificantes vão fazer uma diferença ainda maior no desempenho global do carro, mais do que quando foram introduzidas as novas regulamentações sobre as unidades de energia em 2014”, disse Cyril Abiteboul, diretor-executivo da Renault Sport Racing. “As equipas na BP e na Castrol estão muito entusiasmadas pelos desafios oferecidos pela Fórmula 1 e estamos confiantes que nos irão ajudar a atingir as nossas ambições para o nosso novo carro em 2017 e além disso”.
A BP e a Castrol farão parte da equipa de Fórmula 1 da Renault enquanto fornecedores do combustível e lubrificantes oficiais, nomeadamente através das marcas BP Ultimate e Castrol EDGE. A última vez que estas duas empresas trabalharam juntas foi na época de 1997, quando a Williams Renault venceu o Campeonato do Mundo de Construtores de Fórmula 1 e o de Pilotos.
“A visão de que a Renault tem de ser a melhor equipa na Fórmula 1 é algo de que nós, na Castrol e na BP, temos muito orgulho em fazer parte”, disse Mandhir Singh, diretor de operações da BP Lubrificantes. “Juntarmo-nos à equipa nesta altura significa que podemos trabalhar juntos em soluções inovadoras e ajudar a construir novas histórias de sucesso”.